jQuery(document).ready(function( $ ){ }); jQuery(document).ready(function( $ ){ }); jQuery(document).ready(function( $ ){ });

LENTES DE CONTATO E FACETAS: VEJA COMO É POSSÍVEL TRANSFORMAR SEU SORRISO

A Odontologia Estética conta com muitos recursos para transformar o sorriso dos pacientes, de uma forma rápida e eficaz! Podemos utilizar desde o clareamento dental até cirurgias gengivais, a fim de trazer harmonia para o sorriso. Um dos tratamentos mais procurados atualmente pelos pacientes são as lentes de contato ou facetas, que consistem em peças feitas de porcelana, usadas para recobrir as partes frontais dos dentes, mudando o seu formato. Após uma análise, o seu dentista, juntamente com um técnico em prótese dental, fará um projeto para o seu novo sorriso, levando em consideração a largura do dente, seu comprimento, textura, cor e muito mais. O trabalho é totalmente personalizado, feito dente por dente. PARA SABER MAIS SOBRE O TRATAMENTO E TIRAR AS SUAS PRINCIPAIS DÚVIDAS, PREPARAMOS UM MATERIAL EXCLUSIVO! BOA LEITURA.

QUAIS AS INDICAÇÕES DO TRATAMENTO?

Sempre que houver a oportunidade de melhorar o formato do dente, buscando maior harmonia para o sorriso, e isso for um desejo do paciente, é possível indicar as lentes e facetas dentais.

1. Adultos com dentes muito pequenos;

2. Dentes de tamanhos e formas desarmônicas;

3. Sorriso com dentes separados uns dos outros (diastemas);

4. Dentes escurecidos e que não respondem ao clareamento;

5. Pequenas correções de dentes mal posicionados.

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO?

As etapas podem variar caso a caso e dependem da técnica, mas basicamente consistem em:

1) Planejamento: fotografia e moldagem. Antes de iniciar o tratamento é primordial a realização de uma avaliação da saúde oral e, a partir de então, definir qual a melhor opção de tratamento. Para tanto, fotografias, moldagens e radiografias possibilitam ao dentista estudar o caso e obter um diagnóstico preciso, podendo assim indicar corretamente o tratamento. Nesta etapa, o profissional também poderá avaliar a harmonia das gengivas. Elas deverão se apresentar com coloração rosa-clara e contornos regulares. Caso seja necessário, é possível fazer ajustes no contorno gengival com procedimentos de cirurgia plástica, como gengivoplastia.

2) Aprovação do projeto: mock-up. Com base nas informações obtidas na fase de planejamento, é feito um projeto para o seu novo sorriso. Esse projeto é testado na boca, o que é conhecido por mock-up. Com ele, o dentista poderá verificar se o projeto combinou com você, como está a sua fonética e a sua mastigação. O bom é que você poderá ter uma noção de como será o resultado final do seu tratamento. Se aprovado o projeto, o profissional poderá fazer o desgaste nos dentes. No caso de facetas, é sempre necessário algum desgaste dental maior, então o paciente deve usar próteses provisórias, enquanto as definitivas são confeccionadas. Já no tratamento com as lentes, muitas vezes o desgaste é muito pequeno e pode não ser necessário.

3) Instalação das facetas ou lentes. Nesta etapa final, as lentes ou facetas são cimentadas sobre os dentes, com produtos específicos para essa finalidade. A cimentação irá formar uma estrutura única entre o dente e a lente ou faceta, dando resistência a essas delicadas peças. Assim, depois de cimentadas, você poderá comer normalmente. Depois de finalizado o tratamento, são indicadas consultas de acompanhamento ou de rotina.

CUIDADOS COM O NOVO SORRISO

Após todos os processos do tratamento, o paciente precisa manter cuidados especiais para não danificar os laminados e manter a saúde bucal. São eles:

1. Escovar os dentes, principalmente depois das refeições e antes de dormir;

2. Passar fio dental corretamente;

3. Consultar o dentista pelo menos uma vez ao ano;

4. Evitar roer unhas, morder lápis ou tampas de canetas;

5. Evitar consumo excessivo de alimentos corados, como vinhos;

6. Evitar usar creme dental para clarear os dentes, elas são abrasivas e podem com o tempo riscar a peça;

7. Se sentir dor, buscar imediatamente um dentista.

FACETAS EM RESINA: UMA ALTERNATIVA EFICAZ

As facetas em resinas compostas são uma alternativa para a transformação do sorriso. Elas são menos comentadas do que as lentes de contato e do que as facetas dentárias de porcelana, mas são muito vantajosas em muitas situações. Por exemplo, em relação à rapidez de transformação do sorriso, já que possuem menos etapas para a sua conclusão. O tratamento é feito no próprio consultório, ao contrário das peças em porcelana, que são feitas em um laboratório de prótese, e o profissional irá esculpir um novo contorno, diretamente sobre os dentes a ser tratados.

COMO POSSO MAXIMIZAR O RESULTADO ESTÉTICO DO MEU SORRISO?

Temos que pensar que o dente tem um “contexto”, assim as gengivas, os lábios e o rosto podem fazer parte do tratamento, para maximizar os resultados estéticos. Além da avaliação da gengiva, que deve ter contornos regulares e simétricos, para ser considerada bonita, é possível agregar os recursos da harmonização orofacial, como preenchimento dos lábios e diminuição da exposição de gengiva quando o paciente sorri, entre outros.

QUAIS RISCOS O PROCEDIMENTO PODERÁ ME TRAZER?

Quando bem indicado e executado por profissionais competentes, o tratamento é seguro e previsível. Mas, se for mal feito, poderá causar a inflamação das gengivas e sensibilidade nos dentes, além de não obter o resultado estético desejado, como um sorriso artificial, por exemplo. Por isso, a escolha de um bom profissional é muito importante.

CONCLUSÃO

O tratamento com lentes de contato e facetas é transformador, melhorando em vários aspectos a estética do sorriso. Assim como em qualquer tratamento, o paciente deve ter alguns cuidados, como a escolha de um bom profissional e fazer a manutenção com consultas periódicas para garantir os resultados a longo prazo também. Se você está pensando em mudar o seu sorriso e ainda tem alguma dúvida em relação ao tratamento com lentes e facetas, entre em contato com nossa equipe!

Write a comment