jQuery(document).ready(function( $ ){ }); jQuery(document).ready(function( $ ){ }); jQuery(document).ready(function( $ ){ });

QUANDO LEVAR O FILHO AO ORTODONTISTA?

 

Desde muito pequenos, os pais precisam seguir os cuidados ideais com a saúde bucal do filho: cada etapa da vida demanda tipos diferentes de dedicação e atenção. Para que isso ocorra de maneira correta, deve haver o acompanhamento do dentista a partir de muito cedo. 

A época de levá-lo a uma consulta irá depender do desenvolvimento dos ossos da face e dentição, mas uma coisa é certa: essa visita não pode ser negligenciada, independente do momento que será feita. 

Você sabe qual é a idade correta de visitar o ortodontista?

A PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE BUCAL INFANTIL
Não é apenas para os dentes ficarem bonitos. A visita ao consultório do dentista é uma importante forma de ter os cuidados corretos com a saúde bucal desde cedo. 

A preocupação por parte dos pais com a dentição das crianças é um dos principais impulsionadores para levá-los à consulta. Nesses casos, o indicado é procurar um ortodontista, responsável por cuidar do posicionamento dos dentes e crescimentos dos ossos do rosto.

CHEGOU A HORA DE IR À CONSULTA
O momento ideal para levar a criança ao ortodontista é entre os cinco e sete anos. Isto porque é nessa fase que a criança entra no processo de troca dos dentes de leite pelos permanentes. O exame clínico e radiográfico são de suma importância para os pequenos dessas idades. Esse tipo de exame permite identificar ausências dentárias, irregularidades na formação dos dentes e no crescimento dos ossos da face.

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS PROBLEMAS BUCAIS EM CRIANÇAS?
Quando são levados ao dentista, a maioria das queixas dos pacientes estão entre esses principais problemas:

– Falta de espaço para a correta acomodação dos dentes permanentes;
– Mordida profunda, aberta ou cruzada;
– Respiração bucal;
– Dentes tortos ou fora de posição;
– Diastemas;
– Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite;
– Hábito de sucção de dedo ou chupeta;
– Dificuldade na mastigação;
– Articulações que emitem ruídos;
– Falta de proporção entre os maxilares.

COMO É O TRATAMENTO NESSES CASOS?
Os problemas bucais citados são exemplos que necessitam de correção através do tratamento ortodôntico. Durante a infância, ele é uma ótima opção principalmente por melhorar a função mastigatória e a aparência facial. Por meio da ortodontia, é possível abrir espaço para o nascimento dos dentes permanentes e tratar hábitos inadequados de chupeta, por exemplo. 

Por isso, é preciso marcar uma consulta na idade certa para que a criança seja diagnosticada e indicada para o melhor tratamento. Isto possibilita uma adolescência mais saudável e sem traumas com relação ao sorriso e à saúde bucal.

Por Dra. Januária Calvo
Write a comment