Um sorriso bonito aumenta a autoconfiança e sua qualidade de vida.
Hoje alcançar um sorriso bonito está mais fácil, os tratamento ortodônticos são uma excelente alternativa para devolver sua estética e função dos dentes.
Através do tratamento ortodôntico é possível corrigir dentes tortos, mordidas erradas e outros problemas dentários. Além da melhora na estética o tratamento ortodôntico também facilita a escovação e proporciona uma melhor saúde bucal, evitando cáries, problemas periodontais (problema na gengiva) e perdas dentárias.
O que é ortodontia?
Ortodontia é a especialidade que trata as más oclusões com auxílio de dispositivos sendo o mais comum deles o aparelho ortodôntico fixo (braquetes).
Ele é responsável pelo diagnóstico prevenção e correção de problemas na arcada dentária.
Qual a melhor época para procurar o ortodontista?
O ideal é consultar um especialista na infância, a partir dos 6 anos de idade. Assim é possível diagnosticar e prevenir problemas futuros.
Nos adultos não existe restrições de idade, porém nesta fase os aparelhos ortodônticos tornam-se mais dolorido e as respostas são mais lentas e menores do que na infância e adolescência.
Embora seja desconfortável hoje os aparelhos são bem melhores que antigamente, podendo conciliar até mesmo a estética através dos aparelhos estéticos.
Como saber se preciso de ortodontista?
Existem várias razões que nos leva a sentir necessidade de colocar aparelho, alguns deles são:
- Dentes apinhados (tortos)
- Diastemas (dentes afastados)
- Mordida profunda (superior escondendo o inferior)
- Mordida aberta
- Mordida cruzada
- Mordida topo a topo
- Relação ruim do arco superior com inferior.
Tipos de tratamento ortodônticos
PREVENTIVO: quando atuamos para evitar o problema como o uso de mantenedores de espaço.
INTERCEPTIVO: Atua em indivíduos com desarmonia no crescimento maxilo-mandibular redirecionando este crescimento para o padrão facial normal, é feito na infância e adolescência.
CORRETIVO: Pode ser feito da infância a idade adulta, após o problema instalado atua-se para corrigi-lo.
CIRURGICO: quando a desarmonia facial é diagnosticado na fase adulta e é necessário intervenção na estrutura óssea. É feito por um buco-maxilo-faxial após o ortodontista ter preparado os dentes em sua posição correta.
Usar aparelho dentário requer cuidados. Somente um dentista com especialização em ortodontia poderá indicar o tipo de aparelho que você precisa e se realmente você precisa usar aparelho dentário.
Se você está incomodado com seus dentes consultar este especialista pode ser o começo, ele irá fazer um planejamento e determiner suas necessidades.
Para maiores informações consulte um profissional.